Akurateco
Akurateco

Plataforma de orquestração de pagamentos – Guia completo

Mar 07, 2024
7 min
Table of Contents

    A orquestração de pagamentos é uma categoria independente de fornecedor que unifica diversos aspectos dos pagamentos online em um único local, direcionando as transações com base em um algoritmo predefinido. O gerenciamento é significativamente simplificado para os comerciantes; uma plataforma de orquestração de pagamentos alivia o ônus de selecionar e integrar individualmente os provedores de serviços de pagamento (PSPs), conectando as empresas a vários PSPs de uma só vez por meio de seu hub de pagamentos. Os orquestradores proporcionam uma variedade de  serviços complementares. Isso inclui desde a integração com diversos métodos de pagamentos, reconciliação e liquidações automáticas, até o  suporte para transações recorrentes, roteamento eficiente, monitoramento de análises em tempo real, mitigação de riscos, medidas de proteção contra fraudes, tokenização de pagamentos e acesso a cofres da PCI. Esses recursos permitem que os comerciantes otimizem seu fluxo de pagamentos, eliminando complicações desnecessárias no ciclo das transações. Enquanto a plataforma de orquestração de pagamentos cuida do ciclo de vida da transação e do gerenciamento de riscos, os comerciantes podem dedicar seus esforços para outros aspectos de seus negócios, como o  desenvolvimento de produtos, dimensionamento ou publicidade.

    Obtenção de um processamento de pagamentos mais rápido a um custo menor e controle de pagamentos

    A integração individual de PSPs (Provedores de Serviços de Pagamentos) é um processo demorado e caro, o que pode causar um retrocesso em vez de uma vantagem para uma empresa. Ao depender exclusivamente de um único PSP, a empresa corre o risco de enfrentar consequências devastadoras, caso esse provedor sofra uma interrupção. Não ter outros provedores para recorrer pode causar dificuldades financeiras devido à incapacidade de aceitar pagamentos. Mitigar esse risco conectando-se a vários PSPs e integrando um failover é essencial para evitar esses problemas. Uma solução viável é desenvolver um mecanismo de pagamento interno. No entanto, isso traz muitos riscos e despesas consideráveis. Isso inclui o financiamento de uma equipe especializada e dedicada, a criação de experiências ideais para o cliente, a automatização da reconciliação e das liquidações, a redução das taxas de transação, a garantia de segurança e o roteamento de pagamentos.

    O emprego de soluções prontas para uso, como a Akurateco, economiza tempo e dinheiro dos comerciantes que podem investir no desenvolvimento de produtos ou em publicidade. A Akurateco conecta as empresas a vários PSPs locais e globais com uma única integração. Usar uma única plataforma para gerenciar pagamentos é mais conveniente para os comerciantes e mais econômico. A gestão de pagamentos reduz os custos de operação e manutenção e minimiza todas as taxas de transação sem prejudicar a fluidez do processo de pagamento. A versatilidade da Akurateco permite que os comerciantes desenvolvam uma infraestrutura de pagamento centralizada, personalizada de acordo com suas necessidades comerciais, e estabeleçam um processo de checkout conveniente para os clientes, oferecendo assim uma variedade de opções de pagamento. Além disso, a abrangência global da conectividade proporcionada pela Akurateco fornece mais opções de pagamento, o que possibilita às empresas expandirem para novos mercados internacionais.

    Proporcionando uma experiência de checkout perfeita em todo o mundo

    As empresas sobrevivem dos pagamentos, portanto, é fundamental criar um checkout conveniente para os clientes. Um consumidor incomodado ou cético em relação ao processo de checkout está mais propenso a abandonar o carrinho de compras e nunca mais voltar. A expansão eficaz dos negócios (especialmente a expansão global) exige mais do que o típico cartão de crédito ou transferência bancária. Não apenas existem métodos de pagamento preferidos em cada país, mas cada grupo demográfico também tem suas preferências. Portanto, o suporte aos métodos de pagamento locais é essencial para uma expansão global eficaz.

    Uma plataforma de orquestração de pagamentos independente de fornecedor permite que os comerciantes reduzam os custos e expandam seus negócios selecionando os PSPs a serem integrados. A Akurateco simplifica a adição e o gerenciamento de novos métodos de pagamento, pois fornece às empresas conexões preestabelecidas e automatiza o gerenciamento de PSPs individuais e processos bancários. A Akurateco tem o compromisso de atender às expectativas e às necessidades dos clientes e de tornar o processo de pagamento o mais fácil possível, reduzindo as etapas necessárias para o checkout. A Akurateco oferece aos comerciantes uma ampla seleção de integrações de checkout que eles podem escolher para criar um layout atraente e confiável e personalizar o processo de checkout para cada cliente e aumentar a fidelização.

    Roteamento de transações e análise de pagamentos

    Os orquestradores de pagamento podem ajudar os comerciantes a obter as rotas de transação ideais em qualquer localização geográfica, visando aumentar as taxas de aceitação e reduzir as tarifas de transação. O encaminhamento em cascata otimiza o fluxo de pagamentos, aumenta as taxas de conversão e melhora o relacionamento com os clientes. Em contrapartida, as empresas que dependem de um único PSP estão mais propensas a enfrentar interrupções nos pagamento, altas taxas de rotatividade e atrasos na autorização. Esses inconvenientes são frustrantes para o cliente e podem afastá-lo. No entanto, os mecanismos de roteamento oferecem uma solução eficaz para mitigar tais problemas, direcionando as transações para o próximo PSP até que sejam autorizadas, diminuindo, assim, o número de pagamentos malsucedidos.

    Os orquestradores de pagamento fornecem dados centralizados sobre as transações, o que pode ajudar os comerciantes a criarem estratégias para a expansão de seus negócios. O rastreamento de KPIs em tempo real ajuda os comerciantes a entenderem a funcionalidade de seu fluxo de pagamento e a verificarem o que precisa ser melhorado para otimizar seus processos de pagamento. A análise simplificada dos dados relativos ao desempenho dos pagamentos de uma empresa ajudam a estruturar os fluxos financeiros de forma a aumentar as taxas de conversão e reduzir as taxas de processamento.

    Mitigação de riscos e proteção contra fraudes

    A segurança das informações financeiras dos clientes é uma das principais prioridades das empresas online. Os orquestradores de pagamento fornecem acesso a cofres PCI e recursos de tokenização que ajudam na segurança dos dados. Quando os detalhes de pagamento são preenchidos e armazenados com segurança no sistema,  o processo de checkout é aprimorado, permitindo que os dados sejam preenchidos automaticamente no retorno do cliente, o que contribui para um processo mais ágil e descomplicado. A adição de uma camada de orquestração evita que os dados de pagamento sejam mantidos reféns de um único provedor, e as ferramentas de automação, como a tokenização, aumentam a fidelização dos clientes.

    O Akurateco permite que os comerciantes garantam a segurança dos dados dos clientes. Um mecanismo de gerenciamento de risco ajuda os comerciantes a criarem diretrizes de risco que dependem do método, do local e do tipo de pagamento. A definição dessas diretrizes acionará ações de risco, como a verificação segura em 3D, o envio de notificações push ou a colocação de uma transação em retenção de autorização, quando necessário. O gerenciamento centralizado de riscos garante a proteção dos dados ao trabalhar com vários PSPs.

    Controle de pagamentos

    O gerenciamento de um sistema de pagamento composto por vários provedores precisa ser vantajoso para você e sua empresa. Conectar-se a mais de um provedor de serviços de pagamento (PSP) é um grande compromisso, considerando o tempo e os custos necessários para integrar cada PSP separadamente e, dependendo dos recursos disponíveis pode se tornar um contratempo. Uma plataforma de orquestração de pagamentos oferece a vantagem de criar um hub centralizado, simplificando assim o processo de conexão com múltiplos PSPs de uma vez só. Com essa tecnologia, você pode economizar tempo e dinheiro e facilitar o gerenciamento dos PSPs escolhidos. A versatilidade desse  tipo de plataforma permite que os comerciantes montem uma infraestrutura de pagamento centralizada específica para suas necessidades comerciais.

    Enquanto a plataforma de orquestração de pagamentos cuida do ciclo de vida das transações e do gerenciamento de riscos, os comerciantes podem se dedicar a outros aspectos de seus negócios, como desenvolvimento de produtos, escalonamento e elaboração de estratégias.

    Redução das taxas de transação

    É possível desenvolver um mecanismo de pagamento interno, mas isso traz muitos riscos. A criação de experiências ideais para o cliente, a redução das taxas de transação, a garantia de segurança com roteamento de pagamentos, a reconciliação e liquidação são custos substanciais nesse processo. Além disso, será necessário financiar uma equipe especializada e dedicada, o que pode se tornar caro, considerando o número de especialistas necessários. A adoção de uma solução pronta para uso na forma de uma Plataforma como Serviço (PAAS) não apenas economiza tempo, mas também reduz custos que podem ser investidos no desenvolvimento de produtos.

    Você pode obter a infraestrutura e o sistema de pagamento de ponta da Akurateco com uma única integração de API. O uso de uma única plataforma facilita o gerenciamento de seus pagamentos e reduz os custos de operação e manutenção. Além disso, ele minimiza todas as taxas de transação sem prejudicar a fluidez do processo de pagamento.

    Criação de uma experiência de checkout perfeita

    Um cliente incomodado ou cético em relação ao processo de checkout está propenso a abandonar o carrinho de compras e nunca mais voltar. Portanto, tornar a experiência de checkout mais conveniente é uma prioridade crucial devido à dependência das empresas em relação aos pagamentos para sua sobrevivência.

    A Akurateco tem o compromisso de atender às expectativas e necessidades dos clientes, tornando o processo de pagamento o mais fácil possível, reduzindo as etapas necessárias para o checkout. Na plataforma da Akurateco, é possível selecionar uma integração de checkout entre várias opções para criar um layout de página da Web atraente e confiável. Além disso, a personalização do processo de checkout com base no histórico do cliente é uma prática para aumentar as chances de conquistar clientes fiéis.

    Minimização de riscos

    Uma plataforma de orquestração de pagamentos equipada com um cofre PCI e recursos de tokenização ajuda a manter a segurança dos dados. Ao armazenar de forma segura os detalhes de pagamento de seus clientes, ela viabiliza a automoção do preenchimento das informações quando os usuários retornarem, tornando o processo de checkout mais simples e eficiente. A adiçao de uma camada de orquestração impede que os dados de pagamento sejam mantidos como reféns, mas também fortalece a segurança do processo. Ferramentas avançadas, como a tokenização, não apenas protegem os dados como também contribuem para o reforço da fidelização dos clientes. A Akurateco permite que você acompanhe seus dados de pagamento e garanta sua segurança.

    Um mecanismo de gerenciamento de riscos ajuda a criar diretrizes que dependem do método, do local e do tipo de pagamento. Essas diretrizes e as informações podem gerar ações de risco, como a verificação segura em 3D, o envio de notificações push ou a colocação da  transação em retenção de autorização, quando necessário. O gerenciamento centralizado de riscos garante a proteção dos dados ao trabalhar com vários PSPs.

    Visão geral

    A adição de uma camada de orquestração evita que os dados de pagamento sejam mantidos reféns de um único provedor, e as ferramentas de automação como a tokenização, aumentam a fidelização dos clientes.

     A Akurateco permite que os comerciantes consolidem seus pagamentos e ofereçam uma experiência sem problemas aos seus clientes. Além disso, os comerciantes se beneficiam do fato de poderem gerenciar tudo em uma plataforma facilmente escalonável. Se quiser saber mais sobre a nossa plataforma e como ela pode expandir seus negócios, entre em contato com a nossa equipe de vendas que teremos o prazer em fazer uma demonstração da plataforma.

    Back

    Related Articles

    Request a Quote Request a Demo